A iluminação é um dos itens mais importantes na decoração de um ambiente. Desse modo, deve ser pensada no seu aspecto funcional (considerando o que se faz no ambiente e a necessidade de luz para realizar as atividades de forma confortável), e também no seu aspecto decorativo: pontos, elementos, revestimentos, objetos etc. que se deseja enfatizar, outros a “esconder”, efeitos de luz e sombra para tornar o ambiente mais dinâmico ou mais acolhedor. Tudo isso se consegue com um bom projeto de iluminação.
A escolha inadequada de uma luminária para leitura, por exemplo, pode inviabilizá-la se a luminosidade for baixa, se a luz ofuscar o leitor, se o tipo de lâmpada aquecer demais a área de leitura.
Na cozinha, que é um ambiente de trabalho, a iluminação não deve projetar sombras exatamente no lugar onde se precisa ver o que se está fazendo. Também no banheiro, a escolha incorreta do lugar onde colocar a luz do espelho e o tipo de luz pode provocar desde maquiagens mal feitas, cortes no barbear a mau humor por observar no espelho um semblante pálido e sem cor.
Na sala de estar, onde fica o home theater, uma iluminação exagerada pode irritar os olhos ou aquecer o ambiente. Já nas áreas onde diversas atividades diferentes são realizadas é bom que haja a possibilidade de modificar a iluminação para se adequar a cada uma delas.
Afinal há uma questão superimportante e lúdica, que é a do “clima” que se deseja. Um jardim sem iluminação só existe de dia. Bem iluminado pode passar sensações muito prazerosas. Namorar em um quarto ou sala naquela penumbra quente da meia-luz ajuda a aquecer a relação. Aquela parede de textura diferenciada pode passar despercebida ou ser o centro das atenções da sua sala. Uma iluminação correta aliada a um pé direito alto pode criar efeitos de luz divertidos e bonitos.
Móveis, cores e espelhos ajudam na iluminação e na decoração
- Comece usando cores claras nas paredes e no teto (não precisa ser branco) para dar sensação de amplitude;
- Se quiser usar uma cor mais forte, pinte a menor parede do ambiente. A claridade das outras vai minimizar o efeito dela;
- Móveis escuros deixam o ambiente menor. Se for usá-los, abuse de cores claras em paredes e cortinas;
- Prateleiras e móveis estreitos e altos permitem que você guarde mais coisas e dão a impressão que o ambiente é maior. Cuidado: não coloque móveis demais para não atrapalhar a circulação e nem encoste todos nos cantos. Crie ilhas no ambiente;
- Espelhos dão a impressão de que o ambiente é maior e o clareiam, mas cuidado para não exagerar e colocar espelhos em locais que refletem a luz.
Móveis, cores e espelhos ajudam na iluminação e na decoração
Nenhum comentário :
Postar um comentário