O eletricista montador é o profissional capacitado para montar estruturas elétricas residenciais e industriais. O que poucos sabem é que as qualificações ligadas à eletricidade estão em alta e que o número de habilitados para o serviço é insuficiente.
Bom exemplo disso é a instalação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, o Comperj, em Itaboraí. O empreendimento tem gerado muitas oportunidades na área.
Em início de carreira, o eletricista montador recebe em torno de R$ 1.300 e o mais experiente, R$ 3.800, sem contar benefícios, horas extras e outros adicionais.
Quem quiser disputar uma das vagas precisa se inscrever no curso de eletricista predial e/ou residencial oferecido por diversas escolas em todo o estado, como o Senai.
O jovem Bruno de Araújo, de 27 anos, formou-se no Senai em 2001. Um ano depois, ele entrou no mercado de trabalho e, após obter o registro profissional, deixou de ser ajudante para se tornar um eletricista capacitado.
Atualmente, ele trabalha numa das centenas de empresas que executam serviços para Petrobras, no Comperj. Apesar da satisfação, Bruno alerta que é preciso ter preparo para atuar na área.
— Muitos pensam que é só lidar com a fiação, mas não é assim. Ficamos muito expostos ao sol. Alguns não estão acostumados e podem desmaiar ou passar mal — diz.
Para os que temem por sua segurança, o eletricista explica que a precaução está sempre em primeiro lugar:
— A segurança está acima de tudo, e as empresas falam disso o tempo todo. Tomamos cuidado e usamos capacete, óculos e outros equipamentos de proteção.
Fonte: http://extra.globo.com/emprego/capacitacao/setor-eletrico-mercado-esta-em-alta-empresas-buscam-eletricistas-montadores-fora-do-rio-7492516.html#ixzz2SouCqeXH
Nenhum comentário :
Postar um comentário